Amor & Sexo,  Bem-estar

Dor na relação sexual: O que pode ser?

A relação sexual deve ser sempre um ato prazeroso para o casal. No entanto, essa pode não ser a realidade de muitas mulheres. Uma noite agradável pode não acabar bem se ela estiver enfrentando episódios de dor durante a relação sexual.
 endometriose ou infecções sexualmente transmissíveis, por exemplo. Já nos homens, a dor na relação pode estar relacionada à fimose ou inflamação da próstata.

 

É normal sentir incomodo ou dores?

Mesmo que muitas mulheres já tenham passado por essa situação em algum momento da vida, não é normal que o ato sexual esteja associado a dor. O ideal, portanto, é tentar entender as causas do desconforto, pois, apesar de ser um problema com diversas causas, é possível tratá-lo.

Para conseguir identificar e tratar a dor, o melhor caminho é procurar atendimento médico, um ginecologista.


Mulheres - O que pode causar?

1. Diminuição da libido

A diminuição da libido é uma das principais causas de dor e ardência durante a relação sexual, principalmente nas mulheres, pois leva à diminuição da lubrificação vaginal, o que torna a penetração mais dolorosa. 

 

A diminuição da libido pode acontecer devido a diversos fatores, sendo os principais o excesso de estresse, que além de diminuir a lubrificação dificulta a excitação, uso de alguns medicamentos, principalmente anticoncepcionais, antidepressivos e anti-hipertensivos, ou problemas conjugais, por exemplo.

 

2. Alergia ao preservativo

Se você costuma sentir incômodo durante a relação sexual, dor e inchaço vaginal no mesmo dia ou no dia seguinte, é possível que você tenha alergia ao látex do preservativo. No mercado atual, há opções de preservativos sem essa substância. Faça um teste e veja se a dor desaparece.

 

3. Endometriose
A endometriose é uma condição inflamatória crônica causada pelo crescimento anormal de células do endométrio fora do útero, que pode se aderir aos intestinos, ovários, trompas de falópio ou bexiga, além da parte de trás da vagina ou parte inferior do útero, e causar dor durante a penetração ou após o contato íntimo.

Além disso, outros sintomas que podem indicar endometriose são cólicas intensas durante a menstruação, menstruação abundante ou dor pélvica frequente. Saiba como identificar os sintomas da endometriose.

 

4. Infecções vulvovaginais
As vulvites e vulvovaginites são infecções que ocorrem na vulva e na vagina causadas por fungos, bactérias, vírus ou protozoários e apresentam sintomas como corrimento, coceira, vermelhidão, inchaço e dor.

 

5 . Alergia ao preservativo
Se você costuma sentir incômodo durante a relação sexual, dor e inchaço vaginal no mesmo dia ou no dia seguinte, é possível que você tenha alergia ao látex do preservativo. No mercado atual, há opções de preservativos sem essa substância. Faça um teste e veja se a dor desaparece.

Homens - O que pode causar?

1. Disfunção erétil

A disfunção erétil é um distúrbio sexual masculino que pode causar o desenvolvimento de deformações no pênis em alguns homens, podendo provocar dor durante a penetração.

 

2. Fimose

A fimose é um problema que ocorre quando o prepúcio, ou seja, a pele que recobre o pênis, apresenta uma abertura limitada, causando dificuldades em expor a glande. É bastante comum durante a adolescência, podendo vir ou não a desaparecer após a puberdade.

 

3. Inflamação da próstata

A inflamação da próstata é bastante comum em homens de idade mais avançada. Esse problema pode causar dor ao contato íntimo e durante a ejaculação, além de ardência ao urinar.

 

4. Doença de Peyronie

A doença de Peyronie é uma alteração do pênis provocada pelo surgimento de fibrose ou cicatrizes rígidas dentro do pênis, fazendo com que se desenvolva uma curvatura anormal do pênis quando ereto, dor durante a ereção e dificuldade na penetração.

Essa doença pode ser causada por pequenos traumas durante a relação sexual ou durante a prática de esportes, levando a uma inflamação no pênis, a formação de cicatrizes ou fibroses, durante o processo de cicatrização do pênis.

 

5. Infecções sexualmente transmissíveis

Assim como nas mulheres, as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) podem causar dor no pênis durante a relação sexual, além de coceira e secreção no pênis, aparecimento de feridas na região íntima ou ardor ao urinar.

As ISTs mais comuns são a gonorréia, clamídia, tricomoníase, herpes genital ou a infecção pelo Mycoplasma hominis.  

Procure ajuda médica

Como reforçamos acima, qualquer tipo de dor no sexo deve ser investigada e resolvida junto a um ginecologista. 

Seja para tratar condições leves, doenças mais severas ou até para garantir apoio psicológico, o devido acompanhamento é imprescindível e jamais deve ser negligenciado. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *