linguagens do amor
Amor & Sexo,  Bem-estar,  Relacionamento

As linguagens do Amor

Você sabe o que são as linguagens do amor?

A teoria, criada pelo autor Gary Chapman, propõe a existência de cinco formas diferentes de expressar afeto: tempo de qualidade, palavras de afirmação, atos de serviço, presentes e toque físico. Cada uma delas indica como você demonstra o amor, tanto em relações amorosas quanto em familiares ou de amizade.

Ainda que cada pessoa possa ter as cinco linguagens, existem alguns itens em destaque em relação a outros. Para que você entenda melhor, vamos falar sobre cada uma das cinco linguagens do amor.

Vamos descobrir quais são e quais você mais se identifica? 

PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO

São palavras encorajadoras que causam impacto positivo em quem as ouve.

 Quem tem essa linguagem como primária sente necessidade de saber que é apreciado, de ouvir feedbacks e de ser motivado, especialmente pelo reforço de seus pontos fortes.

 Para os casados, frases como: “Você fica bem com esta roupa!”; “Eu admiro isso em você!” e “Gostei do que você fez!” incentivam o cônjuge a se esforçar para viver de acordo com as qualidades que o distinguem.  

Isso é positivo para quem ouve e também para quem fala, uma vez que esse ato é uma forma de demonstrar sentimentos e crenças positivas e verbalizar seu amor pela pessoa, conseguindo tocar o coração de quem possui essa linguagem principal.

ATOS DE SERVIÇO

As pessoas que têm como forma de linguagem de amor os atos de serviço, são aquelas que gostam de oferecer ajuda, auxilio e cuidados como forma de demonstrar o seu amor. Gostam de ajudar e doar o seu trabalho e sem medir esforços, pois gostam de receber bem as pessoas por meio de ações e serviços.

Alguns desses atos de demonstração de amor são:

  • Lavar a louça
  • Dar uma carona
  • Cuidar das crianças
  • Arrumar a casa/quarto

TOQUE FÍSICO

O toque físico, pele com pele é um poderoso veículo do amor emocional. 

Para pais e filhos ou colegas, o toque físico se restringe ao aperto de mão firme, ao toque nos ombros, a um abraço, por exemplo. Já para ao casais, o leque de expressões se amplia aos beijos, massagens, afagos e à intimidade sexual.

Ao descobrir que essa é a linguagem de amor primária do seu cônjuge, sua imaginação será o único limite e o melhor instrutor será o próprio parceiro ou parceira ao falar do que gosta ou não. 

 

PRESENTE

Quem fala esta linguagem ama ganhar e dar presentes! 

Isso acontece porque para eles o presente é um símbolo visual de amor e apreço, independentemente do valor investido, pois sentem-se lembradas, amadas e valorizadas.  

 A boa notícia é que, além de comprar presentes, também é possível criá-los. Existem formas criativas de presentear um ao outro ainda que as condições financeiras estejam escassas.

TEMPO DE QUALIDADE

É o ato de dar atenção completa a alguém. 

Quem tem essa linguagem de amor gosta de tempo focado, sem interferências. Elas preferem conversas frente a frente, olhos nos olhos e ouvidos atentos a cada palavra. 

São bem-vindos os diálogos mais profundos, os passeios e as atividades que priorizem a interação entre os dois a sós.

Exemplo de tempo de qualidade:

  • Dedicar um tempo para o parceiro
  • Brincar com os filhos
  • Ver os amigos ou visitar os pais
  • Um passeio, um jantar, uma conversa

Agora que você conheceu as 5 linguagens do amor, qual você acha que se identificou mais? Foi mais de uma? Conta pra gente nos comentarios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *