Relacionamento

10 sinais de dependência emocional

A dependência emocional surge quando uma pessoa não consegue viver a sua vida sem o outro. Esse excesso de desejo pode levar à obsessão e muita frustração para o relacionamento.

Dependência emocional não é amor, mas sim uma necessidade de buscar no outro o que falta em si mesmo. Muitas vezes, as pessoas permanecem em relacionamentos por medo da solidão, insegurança em relação ao futuro ou em busca de preencher vazios emocionais.

A forma como cada um enfrenta as relações amorosas na vida adulta é um reflexo da infância. O excesso ou a falta de zelo nessa fase influência na construção da personalidade durante a vida adulta.

Não é somente nas relações amorosas que a dependência emocional pode ser desenvolvida, ela pode se manifestar com familiares, amigos ou até mesmo com uma pessoa de notoriedade.

Veja abaixo os 10 sinais mais comuns de uma pessoa com dependência emocional:

 

1 – Baixa autoestima;

2 – Medo da solidão;

3 – Foco da felicidade concentrado em uma só pessoa;

4 – Sentimento de vazio emocional;

5 – Sentimento de estar preso à relação e de que não conseguirá deixá-la;

6 – Cuidado excessivo com o parceiro;

7 – Prioridade ao companheiro, abrindo mão dos próprios planos;

8 – Submissão ao outro;

9 – Necessidade constante de aprovação do companheiro em tudo o que faz;

10 – Repreensão das próprias emoções para não magoar ou não perder o parceiro.

 

O primeiro passo para resolver a dependência emocional é reconhecer esse problema e aprender a lidar com ele. Existem diversas maneiras para você desenvolver autoconhecimento, ele é o caminho para a independência que você precisa.

 

Desenvolvimento de autonomia

 

O primeiro passo para desenvolver a autonomia emocional é reconhecer e querer mudar o problema. É necessário aprender a confiar em si mesmo, tomar decisões próprias e buscar a felicidade dentro de si, em vez de depender exclusivamente de outras pessoas.

Isso pode ser alcançado através do autoconhecimento, trabalhando a autoestima e construindo uma identidade pessoal forte.

Para começar busque olhar mais pra si, convide amigos que não vê há tempos para sair, pratique algum esporte, cuide do seu interior e exterior.

 

Ajuda profissional

 

Buscar ajuda de um profissional é fundamental para auxiliar nesse processo. Os terapeutas podem auxiliar nesse processo de cura, identificando as raízes da dependência emocional e trabalhando na reconstrução da autoestima.

Um indivíduo com sinais de dependência emocional se torna alvo fácil de pessoas tóxicas e sem responsabilidade afetiva, pois esses manipuladores podem se aproveitar dessa vulnerabilidade.

A terapia pode ajudar a identificar esses padrões de comportamento. Ela oferece um espaço seguro para explorar as origens dessa dependência e entender como ela afeta a autoestima.

Olhar para si com mais amor e carinho é fundamental para lidar com esse problema. Se colocar em primeiro lugar, e entender que a sua felicidade depende exclusivamente de você, não significa ser egoísta, mas sim reconhecer o seu valor e cuidar do seu bem-estar emocional e mental.

Pequenos gestos de autocuidado vão te levar para relacionamentos incríveis e mais saudáveis, porque quando você se ama e se valoriza, está mais propenso a atrair pessoas que te tratem com reciprocidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *